Tô relendo minha lida, minha alma, meus amores.
Tô revendo minha vida, minha luta, meus valores.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Pré-casamento- parte 1


Era uma vez uma linda princesa chamada Elaine que queria muito se casar.  Depois de muuuuitos anos de solidão,muita oração, muitas lágrimas um lindo príncipe chegou no seu pálio branco (não dá pra andar de cavalo por aqui). Eles se conheceram, saíram, namoraram, casaram e viveram felizes para sempre! Fim!!!!

Nãããão, não é tão fácil assim. Quem já casou sabe que o buraco é mais embaixo. 
Eu, por exemplo, casei no civil tem quase 1 ano, vou casar na Igreja Católica agora. Todos os trâmites tem suas complicações.
No civil você vai ao cartório com certidão de nascimento original, comprovante de residência e duas testemunhas (com seus respectivos documentos), paga uma taxa (acho R$120) se não me engano. Aí rolam os proclamas, depois de uns 30 dias você vai lá e marca a data.
Na Igreja Católica a gente tem que dar entrada 3 meses antes do casório, levar certidão de batismo, documento dos noivos, documento de dois padrinhos e fazer o curso de noivos, claro que ainda tem a taxa. A da minha paróquia é baratinha, mas tem paróquias que cobram mais de um salário mínimo (tá bom que o salário mínimo não é tanta coisa).
Ai vou comentar o TAL curso de noivos. Fiz sábado a noite e domingo o dia INTEIRO. Claro, vamos passar muitos anos juntos, e algumas horas, uma vezinha na vida não mata. Mas cansa.
O curso é bem bacana, tem casais com quase 20 anos de casados, casais recentes como nós, namorados que já se conhecem (biblicamente falando) e casais que vivem a castidade (namoro sem sexo).
Ouvi testemunhos muito tristes, mas que me ajudaram a ver que meus problemas não são absolutamente nada (pimenta no C... dos outros é refresco?). 
Teve gente que não sabia em qual planeta estava, mas tudo bem, nada é perfeito.
Falaram sobre métodos naturais, direito civil, amor, sexualidade, conhecimento de si e do outro, a importância do diálogo, responsabilidade na criação dos filhos... Teve cantoria, dancinha, dança das cadeiras, escrever cartas de amor e encerramento de declarações de amor de joelhos (não do meu amado) e lágrimas (de nós dois).
Muito bom mesmo.
Acho que toda denominação religiosa deveria disponibilizar um momento como esse.
Próximo post vai ser legal, convites de casamento, lembrancinhas, docinhos, bolinhos, vestidinhos,inho, inho, inho...

Um comentário:

Babi disse...

Este negócio de conhecer biblicamente é a parte mais legal. =D